A Câmara Municipal de Portel realizou em Março de 2007 o I Congresso das Açordas, uma iniciativa que teve como principal objectivo a valorização e divulgação de um dos pratos mais característico, rico e variado da gastronomia alentejana A AÇORDA.
Com esta iniciativa pretendeu-se valorizar o património gastronómico da nossa região, divulgando um dos pratos que mais marca a identidade cultural dos alentejanos, não só pelo papel fundamental desempenhado ao longo da história, mas também pela sua diversidade e importância nutricional.
É um facto que as excelentes açordas ou sopas alentejanas têm, ao longo do ano, “mil e uma” variantes, consoante a estação do ano, tantas quanto a imaginação o permita.
A Câmara Municipal de Portel lançou o concurso “A Tigela mais Original”. Este concurso de cariz escolar foi aberto a todos os alunos das escolas profissionais e universidades portuguesas (das áreas de design, e artes plásticas) tendo por tema "A tigela mais original", e destinou-se a promover a criatividade dos artistas, numa reflexão sobre o significado de um artefacto enraizado na nossa cultura alimentar associado à açorda - a tigela, numa dimensão estética contemporânea. Premiando-se a criatividade do artista e a inovação dos materiais utilizados.