O Congresso das Açordas nasceu em 2007

O Congresso das Açordas nasceu em 2007 e desde então tem assumido um papel fundamental na valorização e divulgação da região, especialmente dos recursos endógenos e do património gastronómico alentejano.

Nos seus 12 anos de existência, já alcançou muitos dos seus objetivos, contribuindo para a dinamização da economia local, potenciando o desenvolvimento e comercialização de produtos tradicionais e consequentemente para a afirmação turístico-cultural do concelho.

Assumindo-se como um fórum, um espaço de reflexão e debate para uma melhor compreensão da nossa identidade cultural e como um evento gastronómico com uma importante vertente cultural, o Congresso das Açordas tornou-se um acontecimento nacional de importância científica, económica e turística, atendendo à cobertura dada ao evento pelos órgãos de comunicação social e à consequente participação dos milhares de visitantes.

No Congresso das Açordas todos os anos é dado destaque a uma temática diferente relacionada com a gastronomia ou especificamente com a gastronomia alentejana, em torno da qual se promovem as exposições, os concursos, os colóquios ou sessões temáticas, as demostrações gastronómicas e os passeios. Para completar toda esta oferta, no programa de animação destaca-se o cante alentejano e o fado, com a participação dos diversos grupos corais do concelho e de fadistas de renome.

No 12º Congresso das Açordas o PÃO, é o tema em destaque, pela sua importância histórica, cultural e social e pela forte ligação à gastronomia alentejana, constituindo um dos ingredientes principais das “Açordas de Portel” e pela importância do Projeto de Qualificação do Pão Alentejano, desenvolvido pela Associação Terras Dentro em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

montagem-historia-artigo3.png

HISTORIA

El Congreso de las Açordas nació en 2007, y desde entonces ha adquirido un papel fundamental en la valorización y divulgación de la región, especialmente de los recursos endógenos y del patrimonio gastronómico alentejano.

En sus 12 años de existencia ya ha alcanzado muchos objetivos, contribuyendo a la dinamización de la economía local, potenciando el desarrollo y la comercialización de productos tradicionales, y por consiguiente la afirmación turístico-cultural del concejo.

Considerándose como un foro, un espacio de reflexión y debate para una mejor comprensión de nuestra identidad cultural y como un evento gastronómico con una importante vertiente cultural, el Congreso de las Açordas se ha convertido en un acontecimiento nacional de importancia científica, económica y turística, teniendo en cuenta la cobertura dada al evento por los medios de comunicación social y la consiguiente participación de los miles de visitantes.

En el Congreso de las Açordas cada año se destaca un tema diferente relacionado con la gastronomía o específicamente con la gastronomía alentejana, en torno a la cual se promueven las exposiciones, los concursos, los coloquios o sesiones temáticas, las demostraciones gastronómicas y los recorridos. Para completar toda esta oferta, en el programa de animación destaca el cante alentejano y el fado, con la participación de los distintos grupos corales del concejo y de fadistas de prestigio.

En el 12º Congreso de las Açordas el PAN es el tema que destaca, por su importancia turística, cultural y social, y por la fuerte vinculación con la gastronomía alentejana, al constituir uno de los ingredientes principales de las “Açordas de Portel” y por la importancia del Proyecto de Cualificación del Pan Alentejano, desarrollado por la Asociación Terras Dentro en colaboración con la Entidad Regional de Turismo de Alentejo y Ribatejo.