O QUE É

Valorização e divulgação de um dos pratos mais característicos, rico e variado da gastronomia alentejana - A AÇORDA

A Câmara Municipal de Portel realiza anualmente, em Março, o Congresso das Açordas, uma iniciativa que tem como principal objetivo a valorização e divulgação de um dos pratos mais característicos, rico e variado da gastronomia alentejana - A AÇORDA.

Esta iniciativa pretende valorizar o património da região, divulgando o prato que mais marca a identidade cultural dos alentejanos, contribuindo para a reflexão e aprofundamento do conhecimento da identidade cultural.

Adaptando-se à sazonalidade dos produtos da região, as açordas ou sopas alentejanas têm, ao longo do ano, inúmeras variantes, de alho, tomate, espinafres, de beldroegas... são tantas quanto a imaginação o permita.

Associado ao Congresso das Açordas, a FEIRA GASTRONÓMICA e de PRODUTOS REGIONAIS entre outras iniciativas culturais: EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS, SHOWCOOKINGS, ANIMAÇÃO MUSICAL, CANTE ALENTEJANO e FADO, preenchem o programa do certame.

montagem-o-que-e-artigo1.png

QUÉ ES?

El Ayuntamiento de Portel celebra anualmente, en marzo, el Congreso de las Açordas, una iniciativa cuyo principal objetivo es la valorización y divulgación de uno de los platos más característicos, ricos y variados de la gastronomía alentejana - LA AÇORDA.

Esta iniciativa pretende valorizar el patrimonio de la región, divulgando el plato más emblemático de la identidad cultural de los alentejanos, contribuyendo a la reflexión y la profundización en el conocimiento de la identidad cultural.

Adaptándose a la estacionalidad de los productos de la región, las açordas o sopas alentejanas tienen, a lo largo del año, innumerables variantes, de ajo, tomate, espinacas, verdolagas, etc. Todo lo que permite la imaginación.

Asociado al Congreso de las Açordas, la FERIA GASTRONÓMICA y de PRODUCTOS REGIONALES entre otras actividades culturales: EXPOSICIONES TEMÁTICAS, SHOWCOOKINGS, ANIMACIÓN MUSICAL, CANTE ALENTEJANO y FADO, completan el programa del certamen.