EXPOSIÇÃO: PRESÉPIOS

Coleção particular de Maria Helena M. Sacadura Cabral Simões

Horário:
09h00 » 12h30 | 14h00 » 17h30
Inicio do Evento:
14 dezembro
Fim do Evento:
21 janeiro
Localização:
Capela de Santo António

​    

PRESÉPIOS

Coleção Particular de Maria Helena M. Sacadura Cabral Simões

Penso que o gosto de começar uma coleção tem a ver com o que um ou outro objeto significa para nós. As recordações de cada um devem ser determinantes. Se uma peça lembra alguém, ou se era de uma pessoa querida, desperta o desejo de conseguir mais. É assim que muitas vezes se juntam brinquedos, presépios, bules, chávenas, os mais variados objetos.

  

O gosto por uma determinada época ou uma arte específica é também, na minha opinião, outra forma de colecionismo. Limitado muitas vezes pelas possibilidades económicas de cada um.

  

A ideia de que há qualquer coisa do dia-a-dia, sejam carteiras de fósforos ou pacotes de açúcar, guardanapos de papel ou outras coisas semelhantes que podemos ir juntando, é outro prazer de quem tem alma de colecionista.

  

Há ainda aqueles que, em número muito reduzido, gostam tanto das obras que fazem que não se desfazem delas, preferindo juntá-las em gavetas, expositores ou quadros. São os chamados trabalhos manuais, de quem tem mãos de fada para o crochet, para o ponto de cruz, ou para pinturas mais ou manos naïfs, ou sabem moldar flores em vários materiais e com elas enchem jarras e jarrinhas para decorarem a casa.

  

Num jardim, privado, ou não, como um canteiro por exemplo, com uma grande variedade de rosas, ou outras plantas bem cuidadas, não será uma forma de colecionismo?

Depois desta dissertação vem a resposta à minha pergunta: Porquê a minha coleção de presépios?

  

(...)

Com a minha coleção descobri que é fácil fazer presépios.

   

Os materiais podem ser sofisticados ou ser apenas uma semente, um feijão, ou um qualquer pano, vidro, palha ou barro, uma pedra, uma concha, uma colher, afinal tudo serve quando coexistem três coisas muito importantes:

A imaginação, o trabalho e o saber.

    

Maria Helena M. Sacadura C. Simões

Nov. 2018

        

exposicao-cadeira-avo-artigo1.jpg     

Informações Adicionais

CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Aberto todos os dias | 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30

PORTEL - CAPELA DE SANTO ANTÓNIO