20 setembro 2019

ENCONTRO DISTRITAL DE AUTO REPRESENTANTES DA REDE ECID

Encontro Distrital de Auto Representantes, Rede ECID teve lugar em Portel

​A Vila de Portel recebeu a organização do 3.o EDAR – ENCONTRO DISTRITAL DE AUTO REPRESENTANTES, REDE ECID, subordinado ao tema; sonhar Mudança – Participação e Cidadania que contou com a presença de várias Instituições que realizam um trabalho muito meritório na área da deficiência, designadamente a APCE, a PPACDM, A ARASS, ASCTE, ASSOCIAÇÃO 29 DE ABRIL, ASSOCIAÇÃO SURDOS ÉVORA, CASA JOÃO CIDADE, CERCIDIANA, CERCIESTREMOZ, CERCIMOR, CLS . UMP, SCM REG. DE MONSARAZ, num total de 100 participantes.

Esta é uma iniciativa do Centro Distrital da Segurança Social de Évora e neste 3.o EDAR contou com o apoio da Câmara Municipal de Portel. O senhor Presidente da Câmara Municipal de Portel e o senhor Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Évora realizaram a abertura do encontro com as suas intervenções e destacaram a importância destes encontros e a sua valorização junto das pessoas portadoras de deficiência, das suas famílias, das Instituições e dos seus profissionais.

Os encontros de auto representantes pretendem que as práticas institucionais, comunitárias e pessoais promovam em todos os cenários a autodeterminação como pressuposto da dignidade humana.

As entidades há muito que perceberam que não basta providenciar o bem-estar físico dos seus clientes sociais. No interior dos grupos de auto representantes faz-se um percurso de aprendizagens, desenvolvem-se as competências pessoais e sociais que facilitam a participação na nossa sociedade e assumem- se opções, ambições, expectativas e necessidades pessoais dos portadores de
deficiência. Toda a influência criada para o interior das entidades, desencadeia um fluxo de interações com o exterior, com a comunidade, ajudando quem decide a ter em conta que o meio social, cultural, arquitetónico, e em outras dimensões, esse meio em que existimos e nos relacionamos só deixa de ser deficiente se for para todos, com as suas limitações e capacidades. Estes encontros são momentos para dar voz aos portadores de deficiência e construir projetos de mudança.

A iniciativa contou com a presença do senhor Assessor da Presidência da União das Misericórdias Portuguesas, Aurelino Ramalho e do senhor Presidente da Assembleia Municipal de Portel, Norberto Patinho.