27 setembro 2018

ETAR DE MONTE DO TRIGO, SANTANA, SÃO BARTOLOMEU DO OUTEIRO E VERA CRUZ VÃO AVANÇAR

O Município de Portel vai avançar para a construção de quatro novas ETAR, num investimento de 1,7 milhões de euros e que servirá cerca os 3 000 habitantes pertencentes às povoações de Monte do Trigo, Santana, Vera Cruz e São Bartolomeu do Outeiro, atingindo assim a fasquia dos 100% de cobertura no tratamento de águas residuais.

A Cerimónia de Assinatura do Contrato de Empreitada de “Conceção-Construção das ETAR de Monte do Trigo, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz” decorreu esta manhã, quarta-feira, pelas 11 horas, nos Paços do Concelho em Portel e contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. Para além do membro do governo, marcaram ainda presença o Presidente da Câmara Municipal de Portel, José Manuel Grilo, José Manuel Sardinha e Barnabé Pisco (Presidente e Administrador da Águas do Vale do Tejo) e o empreiteiro da obra agora indicada, Luís Duarte.

O Presidente da Câmara Municipal de Portel, José Manuel Grilo congratulou-se com a assinatura de um contracto que permitirá encerrar um conjunto de obras de extrema importância para o concelho na área ambiental e há muito desejadas pelo executivo. O autarca manifestou o agradecimento a todas as entidades envolvidas mostrando-se disponível para continuar a trabalhar no sentido desta obra, de grande envergadura e importância para as populações daquelas freguesias, poder estar concluída no prazo estipulado de 545.

As ETAR de Monte do Trigo e de Santana contemplarão um tratamento através de fossa séptica e lagoas de macrófitas e tratarão um equivalente populacional de 1197 e 707 habitantes, respetivamente.

A ETAR de Vera Cruz contemplará um tratamento por lamas ativadas, numa solução compacta, e tratará um equivalente populacional de 427 habitantes. A ETAR de São Bartolomeu do Outeiro irá contemplar um tratamento convencional por lamas ativadas e tratará um equivalente populacional de 527 habitantes. A sua construção inclui a reabilitação de alguns órgãos existentes e que se encontram fora de serviço.

De registar que todas estas ETAR serão postas em funcionamento através da melhor tecnologia, recorrendo a inovadoras metodologias de controlo e observação de todos os processos e manutenção.

José Manuel Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Portel, referiu ainda que, a presente empreitada é feita a pensar na "melhoria da qualidade de vida da população do concelho de Portel, registando ainda o facto de Portel ser um dos primeiros concelhos a nível nacional, a ter o seu território com 100% no tratamento das suas águas residuais.

No final da assinatura deste contracto, os responsáveis das várias entidades realizaram uma visita a um dos locais onde será construída uma das 4 ETAR, nomeadamente o espaço onde será edificada a ETAR de Monte do Trigo.

1.JPG1.JPG