31 julho 2019

MINISTRA DA SAÚDE INAUGURA NOVA UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR EM PORTEL

A Ministra da Saúde Marta Temido inaugurou a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Portel

Na quarta-feira, dia 31 de julho de 2019, a Ministra da Saúde Marta Temido inaugurou a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Portel.

Constituída por 4 médicos, 5 enfermeiros e 6 secretários clínicos, esta nova Unidade de Saúde Familiar (USF) tem 5.947 utentes inscritos, distribuídos pelas freguesias de Portel, Alqueva, Amieira, Monte do Trigo, Oriola, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz.

A USF de Portel está integrada no ACES Alentejo Central, agrupamento que assegura à população da região uma cobertura de médicos de família na ordem dos 98%.

Com a criação desta Unidade de Saúde Familiar (USF), a Região de Saúde do Alentejo passa a ter 19 USF, 6 das quais Modelo B.

Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) estabelecem, idealmente, o primeiro ponto de contacto com os serviços que compõem o Serviço Nacional de Saúde, o que tem justificado uma atenção particular e prioritária, concretizada com a reorganização dos CSP.

O Município de Portel congratula-se naturalmente com esta nova unidade, reforçando aquilo que considera ser de extrema importância. A criação junto da população, de serviços de proximidade, de qualidade, que respondam às expectativas dos utentes, com prontidão e eficácia de resposta às suas necessidades.

1.JPG1.JPG