10 agosto 2017

MUNICÍPIO DE PORTEL OFERECE MANUAIS ESCOLARES A TODOS OS ALUNOS DO CONCELHO

Câmara Municipal de Portel oferece os manuais escolares a TODOS OS ALUNOS DO CONCELHO

O Município de Portel oferece, à semelhança dos últimos oito anos, os manuais escolares a todos os alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade para o ano letivo 2017-2018.

Atendendo ao grande esforço financeiro que o início do ano letivo representa para as famílias, a Câmara Municipal de Portel deliberou oferecer os manuais escolares a TODOS OS ALUNOS DO CONCELHO, sem exceção.

A oferta dos livros escolares (manuais e cadernos de catividades) é uma das várias medidas de apoio às famílias criadas pela Câmara Municipal para fazer face a uma despesa significativa por parte das famílias.

Esta Ação abrange cerca de quinhentos alunos, de todo o concelho, representando um investimento de cerca 60.000,00€.

Este apoio que desde o ano 2009 abrangia os alunos do 1º ciclo, foi alargado no ano de 2013, a todos os alunos dos 2º e 3º ciclos.

De referir que, a oferta dos manuais é totalmente independente do apoio atribuído no âmbito dos da ação social escolar (auxílios económicos, vulgos Escalão A e escalão B), os quais continuam a ser atribuídos pelo Município na íntegra e nos termos da legislação em vigor.

Outra das medidas asseguradas com este apoio, visa os alunos com necessidades educativas especiais, que não utilizam manuais. A estes alunos, a autarquia atribui um apoio monetário correspondente às necessidades de cada caso.

José Manuel Grilo, presidente da autarquia portelense, refere ao caso, que “esta é a resposta da Câmara Municipal de Portel face às desigualdades. Ao atribuir a todas as crianças do concelho, sem exceção, manuais escolares para o novo ano letivo, é dado um contributo forte para a igualdade de oportunidades e para o sucesso educativo destas crianças no Concelho de Portel.” A igualdade de oportunidades no acesso à educação continua a ser uma das maiores prioridades da Câmara Municipal de Portel que, nestes últimos anos tem vindo a reforçar as medidas de apoio às famílias no que se refere à Educação.

Para além deste valor, o Município tem vindo a garantir e irá manter, uma série de medidas que contribuem para reforçar o apoio à Educação e que anualmente se refletem no orçamento, com verbas avultadas que representam várias centenas de milhares de euros. Os investimentos nos edifícios escolares e nos seus equipamentos, o transporte e as refeições escolares em todo o concelho, os auxílios económicos a alunos provenientes de famílias com menores rendimentos, o prolongamento de horários gratuito, as actividades de enriquecimento curricular em todas as escolas, a ocupação de tempos livres e atividades de férias escolares, um número muito significativo e diversificado de ofertas educativas e artísticas que vão da dança ao teatro, da natação às novas modalidades desportivas, da música ao inglês, as visitas de estudo e os passeios escolares, são algumas das medidas implementadas pelo município.