03 outubro 2019

PORTEL E FUNDAÇÃO CASA DE BRAGANÇA ASSINAM PROTOCOLO

Portel e Fundação Casa de Bragança assinam Protocolo para investimento de cerca de 2 Milhões de Euros na recuperação e revalorização do Castelo e ruas envolventes

​O Município de Portel e a Fundação da Casa de Bragança, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, viram recentemente aprovada uma candidatura para a recuperação do Castelo de Portel de modo a torná-lo mais acessível e seguro para os visitantes.

    

Este projeto foi candidatado no âmbito do contrato de comodato, assinado entra a autarquia e a Fundação da Casa de Bragança, proprietária do Castelo de Portel e visa essencialmente a valorização do património existente na vila portelense dando a autarquia seguimento a uma série de projetos relacionados com a “área envolvente” ao monumento.

    

Recentemente foi concluída a aquisição de um terreno envolvente à muralha do Castelo, que o Município irá transformar em “espaço de lazer e miradouro”, virado para a zona sul da vila. O projeto contempla ainda o edifício do antigo arquivo, que será transformado em “Centro de Interpretação do próprio Castelo”.

     

Em andamento estão já obras de requalificação de “todas as vias e ruas de acesso” ao Castelo, como é o caso do Largo Miguel Bombarda, através de uma obra assente na componente de “mobilidade urbana” em que a autarquia pretende tornar as ruas mais acessíveis e de fácil circulação.

  

Ao todo, a autarquia de Portel vai investir cerca de 2 milhões de euros em empreitadas relacionadas com o Castelo, todas elas com candidaturas aprovadas, em que os principais eixos de investimento são a “segurança” dos visitantes do monumento e a acessibilidade e atratividade desta zona histórica e relevante para a promoção da Vila.