FREGUESIA DE MONTE DO TRIGO

FREGUESIA AINDA HOJE CONSIDERADA UMA DAS MAIS RICAS DE TODO O CONCELHO DE PORTEL, TEM COMO PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÓMICAS A AGRICULTURA E A CRIAÇÃO DE GADO

​BREVE HISTÓRIA

 

Tudo indica que a atual freguesia de Monte do-Trigo já constituísse, no século XIII, “um espaço importantíssimo e fundamental quer em termos da sua localização geográfica (como nó distribuidor da rede viária que servia a região)” quer em termos de recursos económicos, o que levou a que as terras de Monte-do-Trigo não fossem, desde logo, incluídas na doação efetuada por D. Afonso III a D. João de Aboim. O novo donatário de Portel, atraído pelos ricos “barros” de Monte-do-Trigo, conseguiu que em 1265 lhe fossem doadas várias terras por um casal proprietário. A partir dessa data o novo termo de Portel englobava também as ricas terras de Monte-do-Trigo.

 
Em 1283 era a herdade de Monte-do-Trigo propriedade da coroa, data em que D. Dinis a trocou pela Vila de Alvito, ficando então na propriedade do Mosteiro da Trindade de Santarém. No século XV, parte deste reguengo, foi doado à Condessa de Faro. Posteriormente toda a área, passou a ser património do padroado da Casa de Bragança.

 
Desconhece-se a origem toponímica desta Freguesia embora algumas referências apontem como possível causa, as excelentes colheitas de cereais, especialmente trigo, que aquelas terras produziam. O próprio Santo padroeiro S. Julião, Bispo de Cuenca, está ligado a vários milagres relacionados com o "matar a fome aos pobres recebendo para o efeito trigo das mãos de Deus"

 
A igreja primitiva de orago a S. Julião, "aparentemente de fundamentos quinhentistas, desapareceu por completo entre 1946/47, dando lugar ao atual templo, que se ergueu no mesmo sítio."

 
A Freguesia de Monte-do-Trigo possui anexa a antiga Freguesia de Nossa Senhora da Assunção da Atalaia, cuja igreja paroquial se encontra, na atualidade, praticamente em ruínas.

 

MONTE DO TRIGO

Informações Adicionais

JUNTA DE FREGUESIA DE MONTE DO TRIGO

Rua das Forças Armadas, 4

7220-223 Monte do Trigo

Telefone: 266 647 217 | Fax: 266 647 217 | E-Mail: junta-montedotrigo@sapo.pt

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Anual: 09h00 - 12h30 | 14h30 - 18h00