FREGUESIA DE SANTANA
FREGUESIA RURAL QUE TEM NA AGRICULTURA, NO FABRICO DE CARVÃO VEGETAL E NA TIRAGEM DE CORTIÇA AS SUAS PRINCIPAIS FONTES DE RENDIMENTOS
BREVE HISTÓRIA
Recebeu esta Freguesia o nome sagrado da padroeira Santa Ana. É provavelmente, de fundação medieval embora se deva ter em conta a sua proximidade a Oriola, povoação de ocupação romana. De referenciar ainda que através de documentos do “Livro dos Bens de D. João de Portel”, se pode identificar a área desta Freguesia com o topónimo “Portel Conelia” ou “Portel dos Coelhos” na designada serra da Fasquia.
A igreja paroquial de orago a Santa Ana situada no meio da atual povoação, dividia em tempos o lugar, em "aldeya de baxo" e "aldeya de Sima" e foi, certamente, o elemento aglomerador da população. A primitiva igreja medieval foi objecto de profunda remodelação no reinado de D. Manuel e depois de 1534 e é um dos mais importantes templos do concelho pela sua estrutura arquitetónica, sobretudo pela abóbada polinervorada que cobre o corpo da igreja.
Grande extensão da área desta Freguesia estava integrada na Coutada de Odivelas também conhecida por Coutada de Santa Ana pegando com a antiga Freguesia de S. João Baptista de Odivelas, também no termo de Portel.
Informações Adicionais
JUNTA DE FREGUESIA DE
SANTANA
Largo da Praça, 10
7220-486 Santana PRL
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Outubro a Março: 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30
Abril a Setembro: 09h00 - 12h30 | 15h30 - 19h00
Galeria