PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO

O contributo e participação da população e tem como principal objetivo definir uma visão estratégica para o desenvolvimento sustentável do concelho

O contributo e participação da população tem como principal objetivo definir uma visão estratégica para o desenvolvimento sustentável do concelho, num horizonte temporal de uma ou duas décadas, a construção de estratégias e atuações concertadas que visem a dinamização da participação e exercício da cidadania por um lado e o desenvolvimento local sustentável, com repercussões diretas na qualidade de vida da população local por outro.

 
 

DIAGNÓSTICO PARTICIPADO 

O processo de elaboração da A21L, como instrumento de planeamento, é participado pelos cidadãos.

Nesta 1ª Fase de elaboração do Diagnóstico foram realizadas várias ações que abrangeram todas as freguesias do concelho de Portel.

 

Foram efetuadas entrevistas à população em geral, em todas as freguesias, com perguntas simples, em que se pretendia saber as principais razões que cada entrevistado identificava como positivas em relação à sua freguesia e os principais problemas que reconhecia. Todas as entrevistas garantiram o anonimato e serviram igualmente para sensibilizar as populações para a sustentabilidade.

 

Num segundo momento, foram entrevistados os atores locais, elementos do tecido económico, social e institucional. Nestas entrevistas procurou-se identificar pontos fortes e pontos fracos, oportunidades de desenvolvimento local e visão de cada entrevistado relativamente ao futuro comum.

 

  

FOCUS GRUPO

Seguindo a metodologia adotada, foram realizadas reuniões em que se agruparam interesses e atividades, juntando elementos provenientes de todo o concelho de Portel à volta da mesma mesa.

 

Com um conjunto de interesses comuns, nessas reuniões foram debatidas as visões estratégicas pretendidas por cada um e os diversos constrangimentos com que no dia a dia se vão deparando.

 

A visão do futuro comum e os principais vetores estratégicos que cada Focus Group debateu será determinante na orientação e nos temas fundamentais do plano da A21L.

 

 

DIAGNÓSTICO DE FOCUS GRUPO

Para cada grupo será efetuado um relatório de diagnóstico sectorial e específico para esse tema ou conjunto de interesses comuns.