PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Propostas de atividades para o ano de 2018

montagem-propostas-atividades-20181.jpg 

DECOJovem é um projeto de educação do consumidor promovido pela DECO, dirigido às escolas.

Todas as escolas ou agrupamento de escolas, públicas ou privadas, dos diferentes níveis de ensino (desde o ensino básico ao ensino secundário e profissional)  interessadas na formação de futuros cidadãos e consumidores conscientes e responsáveis podem, a qualquer altura, aderir à rede de escolas DECOJovem.

   

Os professores das escolas aderentes podem contar com a DECOJovem enquanto estrutura de apoio, fonte de informação e formação, centro de recursos e um sítio para divulgar os projetos na área da Educação do Consumidor. Podem, ainda, usufruir do enquadramento técnico e institucional da DECO e com as vantagens do trabalho interdisciplinar e em rede: para trocar de ideias e práticas, para partilhar informação e para se envolverem em projetos. Pretende-se que as Escolas DECOJovem promovam e partilhem projetos inovadores e transdisciplinares no âmbito da temática da defesa do consumidor.

   

Todas as escolas aderentes têm a possibilidade de desenvolver atividades e projetos na área do consumo, de acordo com o curriculum escolar e dos diferentes níveis de ensino e cujo objetivo seja o de promover a formação de crianças e jovens esclarecidos, críticos e responsáveis nos seus atos de consumo.

 

ATIVIDADES 

- Divulgação do projeto DECOJovem pelas escolas do concelho;

- Dinamização de CONSUMERS TAKS em contexto escolar.

  

  

 montagem-propostas-atividades-20182.jpg

Nestes workshops a DECO informa, sensibiliza e orienta os comportamentos de consumo para escolhas acertadas e criteriosas de produtos e serviços, oferece dicas e conselhos úteis, esclarece dúvidas e alerta os consumidores para os principais problemas emergentes na área do consumo.

   

Os workshops DECO (IN)Forma, dirigidos às entidades parceiras, dão continuidade à atividade de informação desenvolvida junto dos consumidores, reunindo os participantes em sessões informativas e de esclarecimento, em simultâneo em todo o país e com o envolvimento das delegações regionais.

     

Estas iniciativas, por norma, tiram partido de seis datas comemorativas que integram uma questão de consumo e desta forma são definidas as semanas comemorativas, para que as equipas regionais, em colaboração com os parceiros locais, mobilizem os consumidores à sua participação. Estes workshops são especialmente dirigidos às entidades parceiras da DECO, como sejam câmaras municipais e juntas de freguesia, tendo como objetivo reforçar as atividades da associação desenvolvidas no âmbito dos protocolos estabelecidos e potenciar o interesse dos parceiros para a realização de novos protocolos, tornando evidentes as vantagens destes para uma melhor e maior informação e sensibilização dos consumidores.

 

ATIVIDADES 

- Divulgação e informação acerca das semanas temáticas;

- Dinamização de WORKSHOPS para a comunidade: O consumidor na era digital; Emagreça a fatura de água; Emagreça a fatura de energia; Os direitos do consumidor sénior; De olho no rótulo, pela sua saúde!; O essencial sobre poupança.

  

   

 montagem-propostas-atividades-20183.jpg

A DECO FORMA é o projeto formativo da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - que pretende contribuir para a qualificação e capacitação dos profissionais na área dos direitos dos consumidores, contribuindo para a melhoria e aprofundamento das suas competências.

  

Através da sólida experiência adquirida ao longo dos anos com a Formação Profissional, a DECO FORMA convida os stakeholders, as empresas e os organismos públicos que no âmbito das suas relações de consumo pretendam que os seus colaboradores adquiram, melhorem ou aprofundem os seus conhecimentos e competências, a participar nas ações de formação e workshops que desenvolvemos em todo o país.

    

A atividade formativa desenvolvida pela DECO é assegurada por especialistas com uma larga experiência profissional e pedagógica no domínio dos Direitos dos Consumidores. Num esforço de exigência e de respeito por padrões de qualidade na sua atividade formativa, a DECO encontra-se acreditada nos domínios da conceção, organização, promoção e desenvolvimento/execução de intervenções e atividades formativas, garantindo os parâmetros de qualidade referenciados pela DGERT para todos os projetos formativos.

  

ATIVIDADES 

- Dinamização de ações de formação e workshops temáticos para técnicos das Autarquias; Organizações e IPSS's.