CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA E DO MONTADO

S. PEDRO

​   

 logo-montagem-bolota.png

  ​      

O CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA E DO MONTADO é um espaço para a valorização, divulgação, preservação e defesa do montado e da Serra de Portel.

     

O Centro dispõe de um conjunto de valências e de espaços com funções distintas, com condições para o acolhimento e realização de atividades que permitem a descoberta e o conhecimento das paisagens da serra; do património histórico e cultural de Portel.

  

O Centro de Acolhimento Multifunções oferece a possibilidade de alojamento preferencialmente para grupos de investigadores, professores e alunos de Escolas e Universidades, dispõe de quartos individuais e múltiplos (camaratas), uma ampla sala comum e cozinha.

    

O Núcleo de Estudos e Observação permite desenvolver ações diversas na área da conservação e valorização do património natural e paisagístico. Dispõe de duas salas para formação, uma delas a Sala-Auditório da Igreja de S. Pedro, um espaço amplo de grande riqueza e beleza patrimonial, com condições para a realização de eventos de âmbito cultural e científico.

 

S. Pedro oferece condições naturais excelentes e equipamentos para a observação astronómica com recurso a telescópios, sendo Portel um dos municípios que integra a Reserva Dark Sky Alqueva, classificação que veio confirmar as características únicas do céu nesta zona do Alentejo.

  

Em S. Pedro o visitante deslumbra-se com os amplos horizontes da paisagem envolvente, a tranquilidade da natureza, onde a serra dá forma a este território e o montado é o valor que importa conhecer e descobrir através da oferta de percursos na natureza.

    

O CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA E DO MONTADO fica situado no ponto mais alto da Serra de Portel - S. Pedro (422 m), no coração da Serra. Um local de grande interesse ambiental e paisagístico, onde “podemos encontrar características do que terá sido um bosque mediterrânico ancestral. (...) [onde] ainda se observam (…) comunidades florísticas que representam aquilo que terá sido o bosque original. Nomeadamente os azinhais e sobreirais que, associados ao medronheiro, ao folhado, à murta, ao rosmaninho, ao alecrim ou à esteva, compõem uma colorida e aromática paisagem” (Nuno Lecoq) . É esta riqueza natural que envolve todo o monte de S. Pedro, local privilegiado para observar a serra, a vila de Portel e o montado, que se vê em 360º.

    

Em termos históricos, S. Pedro destaca-se pela existência de duas ermidas dedicadas ao Santo Padroeiro da vila de Portel, fundadas entre os séculos XV e XVII.

     

   

OS TEMPLOS DE S. PEDRO

Ermida e Igreja - Séculos XVI - XVIII

A atual ermida data de 1624 e veio substituir a primitiva, quatrocentista. A igreja foi fundada no século XVI e reconstruída na sequência de um incêndio, na 2ª metade do século XVII, tendo sido alvo de uma campanha decorativa barroca, já setecentista, patente nos retábulos em talha dourada, na pintura, no mobiliário e no púlpito. Destaca-se a pintura mural que reveste a cúpula da capela-mor.

    

S. Pedro é o padroeiro da vila de Portel e a sua imagem, uma belíssima escultura em granito datada do século XV-XVI, é objeto de grande veneração popular.

   
   

S. PEDRO, no coração da serra, uma descoberta do MONTADO e da SERRA de PORTEL

    

 montagem-bolota-corpo.png

       

CONTACTOS / RESERVAS:

Rua Combatentes da Grande Guerra, 3, 7220-414 Portel - Setor de Turismo

Tel.: 266 619 035 - 266 619 030 | E-mail: turismo@mail.cm-portel.pt

      

HORÁRIO:

2.ª Feira a Domingo | 09h30 - 12h30 e 14h00 - 17h00  » Horário de Inverno | Não Encerra

2.ª Feira a Domingo | 09h30 - 13h30 e 15h00 - 17h30  » Horário de Verão | Não Encerra

    

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA E DO MONTADO

Informações Adicionais

VISITAS PARA GRUPOS MEDIANTE RESERVA | 266 619 035 | turismo@mail.cm-portel.pt