ATIVIDADE DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA - AAAF

​   

As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), a Componente de Apoio à Família (CAF) e as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) visam essencialmente dar resposta às necessidades das famílias, ao nível da conciliação entre a vida pessoal e profissional e os horários dos estabelecimentos de educação, e contribuem para a socialização das crianças. São assim uma resposta social às crianças e às famílias, prevista nas disposições legais em vigor que reforçam a generalização do conceito de escola a tempo inteiro e engloba uma componente para a educação pré-escolar e outra para o 1º ciclo da escolaridade obrigatória .

  

O Município de Portel, no âmbito das suas competências em matéria de educação, promove as condições necessárias para a implementação das AAAF, CAF e AEC, assegurando a escola a tempo inteiro a todas as crianças e alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo de escolaridade.

  
  

ATIVIDADE DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMÍLIA

As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) proporcionam às crianças, que frequentam a educação pré-escolar, a possibilidade de prolongamento de horário das 16h00 às 18h00 e nas interrupções letivas e férias escolares, das 9h às 18h00, de acordo com as necessidades das famílias.
    

As AAAF têm como objetivo proporcionar às crianças um tempo de atividade lúdica e criativa e ao mesmo tempo, salvaguardar o seu direito ao brincar, ao tempo livre e lazer.

    
   

A COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA

A componente de apoio à família proporciona a todos os alunos do 1º ciclo, um conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos após as componentes do currículo e das AEC, bem como durante as interrupções letivas.

   

Na CAF os alunos têm a possibilidade de frequentar atividades como o cante tradicional, jogos tradicionais, clube das ciências, clube das artes e nas interrupções letivas poderão ainda frequentar o ATL e as Férias Desportivas.