Exposição: O BARRO, da Roda à Cozinha

Atualizado em 14/01/2021

Exposição de peças em barro feitas pelas mãos de mestres oleiros.

Horário: 09h00 » 12h30 | 14h00 » 17h30
Inicio do Evento: 06 novembro
Fim do Evento: 28 fevereiro
Localização: Capela de Santo António – Portel
EXPOSIÇÃO: O BARRO, da Roda à Cozinha
Olarias tradicionais do Alentejo
No Alentejo a olaria oferece  uma interessante diversidade, na olaria utilitária e decorativa, são três os grandes nomes de referência: Redondo e Viana do Alentejo e S. Pedro do Corval, o maior centro oleiro da Península Ibérica.Esta exposição mostra uma variedade de peças em barro feitas pelas mãos de mestres oleiros, das três localidades, cuja história é marcada pela arte de trabalhar o barro, uma arte que se conserva e renova na tradição.São os pratos e as tigelas da açorda decorados por motivos que distinguem cada uma das olarias, os fogareiros, as tarefas ou os potes, são peças marcadas por saberes ancestrais, que marcaram gerações .Esta exposição é uma homenagem à olaria deste nosso Alentejo.
O Município de Portel agradece a todas as  olarias que colaboraram nesta exposição.

Redimensionar o tamanho da letra