Inauguração – Museu Maria Fernanda Toscano Rico

Atualizado em 14/05/2024

Terá lugar no próximo dia 24 de Maio a inauguração de um espaço dedicado à pintura, nomeadamente a da autoria da artista portelense, Maria Fernanda Toscano Rico. Com um espólio de enorme qualidade, a Santa Casa da Misericórdia de Portel abre este museu à comunidade, para que todos possam ver e conhecer a obra imensa que a pintora perpetuou ao longo da sua vida. As diversas vivências, o quotidiano e sobretudo as pessoas e Portel, estão patentes nas maravilhosas obras que agora se dão a conhecer.

“Nascida em Portel, Alentejo, Portugal, a 24 de Maio de 1919, filha de Dr. Isidoro Joaquim da Silva Rico e de D. Maria José Toscano Limpo de Vasconcelos Rico. Foi para Lisboa onde frequentou a Escola António Arroio e começa a estudar pintura com 13 anos, no Atelier do Mestre Mário Augusto, recebendo ainda lições de António Conceição da Silva. Aos 18 anos expõe no Salão da Primavera da Sociedade Nacional de Belas Artes um retrato a óleo, obtendo Menção Honrosa. Aos 20 anos morre-lhe o seu Mestre, mas continua a expor, sendo recompensada pala Sociedade Nacional de Belas Artes em 1942 com Medalha de Bronze em óleo, em 1944 com Medalha de Prata em Pastel e em 1947 com Medalha de Prata em óleo. Maria Toscano Rico termina o Curso de Piano do Conservatório que seguira e vai para Madrid onde estuda Pintura com Júlio Moisés, Director da Escola de Belas Artes, frequentando o Curso como “livre”. Expõe em Madrid em 1957 na grande exposição “Nacional” um retrato de grandes dimensões, sendo bem recebida. Expõe também em Bilbao e S. Sebastian e também no Brasil enviando quadros a Santos e S. Paulo.”

Pintou o Retábulo de Santa Maria da Lagoa em Portel e os laterais Anunciação e Imaculada Conceição. Em S. Julião de Monte de Trigo pintou a Nossa Senhora das Neves. A sua obra é representada em vários Museus Nacionais e estrangeiros e a sua biografia incluida em vários dicionários artísticos portugueses, franceses, ingleses, italianos e americanos.