A DECO – Delegação Regional do Alentejo dá continuidade, no ano de 2024, à dinamização do Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Portel.
Na última sexta-feira de cada mês, uma jurista da Delegação Regional do Alentejo desloca-se às instalações da Loja do Munícipe, no período das 09h30 às 12h30, para atendimento aos munícipes do concelho, prestando apoio na resolução de conflitos de consumo e em situações de sobre-endividamento.
DATAS DE ATENDIMENTO
Na última sexta-feira de cada mês durante todo o ano
Local: Loja do Munícipe – Rua dos Bombeiros Voluntários de Portel, 7220-361 Portel | 266 612 070 | loja.municipe@portel.pt
Horário: Das 09h30 às 13h00 | Na última sexta-feira de cada mês
Datas de Atendimento: 26 Jan | 23 Fev | 26 Mar | 26 Abr | 24 Mai | 28 Jun | 26 Jul | 30 Ago | 27 Set | 25 Out | 29 Nov | 27 Dez
Nota: Deve fazer previamente a sua marcação para: 266 612 070 ou para loja.municipe@portel.pt
DECOJovem é um projeto de educação do consumidor promovido pela DECO, dirigido às escolas.
Todas as escolas ou agrupamento de escolas, públicas ou privadas, dos diferentes níveis de ensino (desde o ensino básico ao ensino secundário e profissional) interessadas na formação de futuros cidadãos e consumidores conscientes e responsáveis podem, a qualquer altura, aderir à rede de escolas DECOJovem.
Os professores das escolas aderentes podem contar com a DECOJovem enquanto estrutura de apoio, fonte de informação e formação, centro de recursos e um sítio para divulgar os projetos na área da Educação do Consumidor. Podem, ainda, usufruir do enquadramento técnico e institucional da DECO e com as vantagens do trabalho interdisciplinar e em rede: para trocar de ideias e práticas, para partilhar informação e para se envolverem em projetos. Pretende-se que as Escolas DECOJovem promovam e partilhem projetos inovadores e transdisciplinares no âmbito da temática da defesa do consumidor.
Todas as escolas aderentes têm a possibilidade de desenvolver atividades e projetos na área do consumo, de acordo com o curriculum escolar e dos diferentes níveis de ensino e cujo objetivo seja o de promover a formação de crianças e jovens esclarecidos, críticos e responsáveis nos seus atos de consumo.
Nestes workshops a DECO informa, sensibiliza e orienta os comportamentos de consumo para escolhas acertadas e criteriosas de produtos e serviços, oferece dicas e conselhos úteis, esclarece dúvidas e alerta os consumidores para os principais problemas emergentes na área do consumo.
Os workshops DECO (IN)Forma, dirigidos às entidades parceiras, dão continuidade à atividade de informação desenvolvida junto dos consumidores, reunindo os participantes em sessões informativas e de esclarecimento, em simultâneo em todo o país e com o envolvimento das delegações regionais.
Estas iniciativas, por norma, tiram partido de seis datas comemorativas que integram uma questão de consumo e desta forma são definidas as semanas comemorativas, para que as equipas regionais, em colaboração com os parceiros locais, mobilizem os consumidores à sua participação. Estes workshops são especialmente dirigidos às entidades parceiras da DECO, como sejam câmaras municipais e juntas de freguesia, tendo como objetivo reforçar as atividades da associação desenvolvidas no âmbito dos protocolos estabelecidos e potenciar o interesse dos parceiros para a realização de novos protocolos, tornando evidentes as vantagens destes para uma melhor e maior informação e sensibilização dos consumidores.
A DECO FORMA é o projeto formativo da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – que pretende contribuir para a qualificação e capacitação dos profissionais na área dos direitos dos consumidores, contribuindo para a melhoria e aprofundamento das suas competências.
Através da sólida experiência adquirida ao longo dos anos com a Formação Profissional, a DECO FORMA convida os stakeholders, as empresas e os organismos públicos que no âmbito das suas relações de consumo pretendam que os seus colaboradores adquiram, melhorem ou aprofundem os seus conhecimentos e competências, a participar nas ações de formação e workshops que desenvolvemos em todo o país.
A atividade formativa desenvolvida pela DECO é assegurada por especialistas com uma larga experiência profissional e pedagógica no domínio dos Direitos dos Consumidores. Num esforço de exigência e de respeito por padrões de qualidade na sua atividade formativa, a DECO encontra-se acreditada nos domínios da conceção, organização, promoção e desenvolvimento/execução de intervenções e atividades formativas, garantindo os parâmetros de qualidade referenciados pela DGERT para todos os projetos formativos.
Dinamização de ações de formação e workshops temáticos para técnicos das Autarquias, Organizações e IPSS’s.
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