Início > Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre o meio ambiente e educar para o desenvolvimento sustentável em ambientes marinhos, costeiros e lacustres, nomeadamente em praias fluviais.
Em 2024 “O mar precisa de líderes” é o tema de mais uma edição do programa de atividades de educação ambiental com o objetivo de motivar a população para a proteção dos recursos naturais, incentivando à sua participação ativa a nível local e contribuindo para a resolução de problemas a nível global.
As Praias de Amieira e de Alqueva, foram galardoadas com Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio e sensibilização ambiental e são palco de algumas atividades que iremos realizar nesta edição de 2024.
Sessão de leitura com o autor do livro José Pardal para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade (dia 22 de maio).
Pretende-se nesta sessão abordar a importância da preservação e conservação do Oceano e das espécies marinhas.
Ação presencial teórico-prática com especialistas da Associação Accessible Portugal, entidade que desenvolve a sua atividade com o intuito de promover o Turismo Acessível para Todos em Portugal, dirigida a nadadores salvadores.
Intercâmbio artístico / apresentação com a Escola Municipal de Artes e o Centro de Paralisia Cerebral de Beja. Através da dança o projeto “Inclusive Dance” procura mostrar à sociedade que, independentemente das limitações associadas às pessoas com deficiência, todos são capazes de fazer tudo. Estes são os verdadeiros líderes que fazem a diferença.
Exposição: Arte Inclusiva – Diferentes Olhares
Sessões lúdico pedagógicas a realizar nas praias fluviais sobre a temática dos resíduos com enfoque na poluição dos ecossistemas fluviais. Os conteúdos abordados nesta ação estarão disponíveis nos canais digitais do Município de Portel no período da época balnear.
Passeio de canoa ao final da tarde no Grande Lago a partir da Praia Fluvial de Alqueva, com a participação de especialistas da EDIA e do Dark Sky Alqueva para descobrir e conhecer a biodiversidade da paisagem e observar e interpretar o céu noturno deste nosso Alentejo.
Cruzeiro com showcooking a bordo do barco Guadiana da Amieira Marina no Lago de Alqueva com o Chef alentejano João Narigueta, para aprender e provar os sabores mais autênticos da gastronomia local, recorrendo às técnicas mais tradicionais e contemporâneas da cozinha.
Atividade lúdico-pedagógica realizada em dois momentos distintos com crianças e jovens escuteiros de Portel. No início da primavera serão construídos ninhos em madeira e no mês de julho realizar-se-á um acampamento para pais e filhos com a dinamização de atividades sobre temas ambientais e plantação de árvores.
O Programa Bandeira Azul promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre o meio ambiente e educar para o desenvolvimento sustentável em ambientes marinhos, costeiros e lacustres, nomeadamente em praias fluviais.
Na edição anterior o tema foi a Recuperação dos Ecossistemas. Em 2023, a Bandeira Azul “desafia os promotores a abandonarem a sua zona de conforto e a colocarem os pés em terra firme(..) pretende-se olhar para baixo e trabalhar sobre outro tipo de diversidade, a Geodiversidade.”
As Praias Fluviais de Amieira e de Alqueva, foram galardoadas com Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio e sensibilização ambiental e são palco de algumas das atividades que iremos realizar nesta edição de 2023.
Ação de sensibilização – Pretende-se que o público possa aprender de uma forma divertida e colocando a mão na massa, criando um origami em papel reciclado com a forma de um elemento relacionado com o Lago de Alqueva – o peixe, através do qual poderá conhecer o nosso território acedendo a um código QR que permite visualizar uma sub-página alojada no site do Município com informação sobre a Geodiversidade no concelho de Portel, contribuindo desta forma para a valorização e prevenção de locais com interesse geológico nesta região.
Encontra-o nos eventos do município e/ou nas nossas Praias!
Ação de capacitação – Presencial teórico-prática para aprofundar o conhecimento do território do ponto de vista geológico, os tipos de rochas e características, a sua geomorfologia e transformação da paisagem ao longo dos tempos. Ir-se-á de encontro às especificações da Serra de Portel, a qual do ponto de vista geológico, é um maciço montanhoso de origem xisto-grauvática com uma altitude de cerca de 420 m, ocupa grande parte do território e possui a forma de uma ferradura.
Parceiros: Centro de Ciência Viva de Estremoz
Visita de campo – permitirá percorrer o território por locais com interesse geológico, permitido aos participantes fica a conhecer as várias freguesias do concelho e igualmente a história geolgica da região. A visita terminará em São Pedro no ponto mais alto da Serra de Portel, um local privilegiado para observação e interpretação da paisagem, onde será dinamizada uma breve conferência, consolidando assim o conhecimento adquirido durante a visita de campo.
Parceiros: Universidade de Évora
Ações de limpeza – Realizadas nas Praias Fluviais de Amieira e Alqueva e em toda a zona ribeirinha que liga as duas praias fluviais do concelho, com vista à preservação do meio ambiente e à adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e sensibilizando para a evolução do nosso planeta, para as mudanças que ocorreram na paisagem até aos dias de hoje em termos geológicos.
Entidade dinamizadora: Agrupamento de Escuteiros de Portel
Apresentação de uma história – “A Azinheira Sinaleira” na Praia de Alqueva para crianças e jovens, dinamizada pela Biblioteca Municipal de Portel, tendo como recurso a dramatização, uma história que remete para a “transformação da paisagem ocorrida por via da construção da Barragem de Alqueva. Evoca igualmente a memória dessa paisagem, as profissões relacionadas com o Montado e o “super-poder” das crianças ao serem chamadas para participarem nas soluções”.
(Fernando Moital – Autor)
Visita de campo – Conhecer a diversidade geológica que se encontra na Barragem de Alqueva e a sua envolvente, além da relação existente com a biodiversidade local. Abordar-se-á os aspetos geológicos e geomorfológicos não só em toda a zona de Alqueva mas também aos relevos residuais mais expressivos onde se encontram os maciços xistograuváquicos da Serra de Portel.
Parceiros: EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva S.A.
Cento Ciência Viva de Estremoz / Programa Bandeira Azul
Como é que os seres vivos foram evoluindo ao longo do tempo?
Como era a vida na Terra ao longo dos últimos 600 milhões de anos?
Preparado para recuar no tempo? Estamos à vossa espera, vem descobrir os nossos carros interativos!
Local: Auditório Municipal de Portel
O Programa Bandeira Azul promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre o meio ambiente e educar para o desenvolvimento sustentável em ambientes marinhos, costeiros e lacustres, nomeadamente em praias fluviais.
Na edição de 2022 sobre o tema a Recuperação dos Ecossistemas, o Município de Portel promove um conjunto de atividades de Educação Ambiental no sentido de consciencializar para a importância da biodiversidade e do meio ambiente, visando a adoção de comportamentos ativos e sustentáveis e valorizando o património natural local.
As Praias Fluviais de Amieira e de Alqueva, foram galardoadas com Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio e sensibilização ambiental e são palco de algumas das atividades que iremos realizar nesta edição de 2022.
Campanha de sensibilização e difusão de informação ambiental de forma a assinalar os dias comemorativos: Dia Mundial da Àgua (22 de Março); Dia Mundial da Terra (22 de Abril); Dia Internacional da Biodiversidade (22 de Maio) e Dia Mundial da Criança (1 de Junho). Alertando desta forma, para diversos temas que são essenciais na adoção de comportamentos que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e defesa do ambiente:
Alvitre Ecológico – Dia Mundial da Água – 22 de Março de 2022
Alvitre Ecológico – Dia Mundial da Terra – 22 de Abril de 2022
Alvitre Ecológico – Dia Mundial da Biodiversidade – 22 de Maio de 2022
Alvitre Ecológico – Dia Mundial da Criança – 01 de Junho de 2022
Conversa temática com especialista de nutrição de forma a sensibilizar e refletir sobre a importância da sustentabilidade alimentar e os seus benefícios para a saúde e bem-estar da população, em especial da população sénior.
Campanha de sensibilização e informação sobre gestão de resíduos de proteção individual e plásticos descartáveis nas Praias Fluviais de Amieira e Alqueva nos diversos canais digitais do Município.
Sessões de contos infanto-juvenil sobre a preservação dos recursos naturais e a fauna e flora local, nas Praias de Amieira e Alqueva.
“Azul Blue Blue”
“Jaime e as Bolotas”
Fim-de-semana de ações de limpeza nas Praias Fluviais de Amieira e Alqueva e em toda a zona ribeirinha que liga as duas praias fluviais do concelho, com vista à preservação do meio ambiente e à adoção de comportamentos
ambientalmente sustentáveis.
Entidade Dinamizadora: Agrupamento de Escuteiros de Portel
Atividade desportiva inclusiva (padlle) na Praia Fluvial de Alqueva, dirigida ao público em geral e a pessoas portadoras de deficiência, no sentido de promover uma verdadeira inclusão para todos, sensibilizando os participantes para a importância da preservação e conservação do nosso património natural e o nosso papel enquanto cidadãos na conservação e proteção do ambiente.
Ação de capacitação no âmbito da educação alimentar com vista à promoção de alimentação saudável, sustentável e segura dirigida aos funcionários dos refeitórios.
Dinamizado pela Nutricionista: Carmen Falardo
Passeio pedestre para assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, no percurso de um dos canais construídos no concelho no âmbito do projeto da Barragem de Alqueva. Vamos neste passeio descobrir a biodiversidade da paisagem do Grande Lago e conhecer o trabalho da EDIA no âmbito da monitorização e conservação das espécies de fauna e flora nestas paisagens de grande beleza natural.
O Programa Bandeira Azul promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre o meio ambiente e educar para o desenvolvimento sustentável em ambientes marinhos, costeiros e lacustres, nomeadamente em praias fluviais.
A edição de 2021 tem como tema a Recuperação dos Ecossistemas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.
Mais um ano a Praia Fluvial de Amieira foi galardoada com Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio e sensibilização ambiental.
Neste âmbito, o Município de Portel promove um conjunto de atividades de Educação Ambiental que pretende consciencializar para a importância da biodiversidade e do meio ambiente, visando a adoção de comportamentos ativos e sustentáveis e valorizando o património natural local.
Atividade que decorreu no Agrupamento de Escolas de Portel, na qual se realizaram diversas atividades lúdicas e educativas:
Visualização de vídeos sobre a temática dos ecossistemas, experiências de observação de seres vivos, elaboração de cartazes sobre a importância da água, trabalhos manuais sobre o património natural da Praia Fluvial de Amieira, entre outras.
Exposição dos trabalhos na Biblioteca Municipal de Portel
Realização de diversas atividades lúdicas e educativas com a comunidade escolar no Parque da Matriz em Portel, relacionadas com a recuperação dos ecossistemas e a proteção da vida no planeta para assinalar as seguintes datas:
22 de Maio – Dia Internacional da Biodiversidade | 01 de Junho – Dia Mundial da Criança | 05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
Concurso de fotografia sobre a biodiversidade nos ecossistemas do território de Portel, onde o montado abraça o grande Lago de Alqueva.
1.º Lugar: Janela para o Grande Lago | Autor: Filipe Manuel Direitinho La-Salete
2.º Lugar: A Morte do Montado | Autor: João Manuel Vintém Balsinha
Ação de capacitação online sobre empreendedorismo e boas práticas na área da inovação sustentável e economia circular.
Parceria: Associação Terras Dentro e NERE
Cartaz – Portel a Circular para o Desperdício Eliminar
Realização de dois passeios acompanhados por especialistas nas temáticas: o mel, a atividade da apicultura que se desenvolve no montado e a sua sustentabilidade e a descoberta da biodiversidade da paisagem do Lago Alqueva.
19 de Junho – Das Flores ao Mel, Um Doce Ecossistema – Passeio Pedestre
31 de Julho – Da Amieira à Ilha do Vulcão – Passeio de Canoa
Dinamização de três sessões de contos sobre as alterações climáticas e espécies animais em risco; água oceanos e rios e preservação dos recursos naturais para crianças dos 4 aos 12 anos.
As sessões têm lugar no Parque da Matriz em Portel, na Praia Fluvial de Amieira e na Biblioteca Municipal de Portel.
Realização de duas conferências na Praia ao lusco-fusco sobre a gestão sustentável dos recursos naturais e preservação e valorização da fauna e da flora local, com vista a promover comportamentos de valorização e de proteção da biodiversidade no Montado e no Lago de Alqueva.
Parcerias: EDIA e LPN | Colaboração: Agrupamento de Escuteiros de Portel
Ações de limpeza na Praia com vista à preservação do meio ambiente e à adoção de comportamentos ambientalmente corretos.
Entidade organizadora: Agrupamento de Escuteiros de Portel
Campanha de sensibilização e informação sobre gestão de resíduos de proteção individual e plásticos descartáveis na Praia Fluvial de Amieira e nos diversos canais digitais do Município.
Campanha de sensibilização sobre a importância e necessidade da separação dos resíduos e da sua reutilização, após reciclagem. Demonstrar o papel dos lixos na destruição dos ecossistemas.
Peddypaper com o objetivo de recolher e identificar espécies invasoras do ecossistema da praia através de uma explicação teórica, recolha e identificação das espécies bem como os seus efeitos no desequilíbrio do ecossistema de forma a sensibilizar para práticas sustentáveis, promovendo e valorizando a preservação dos ecossistemas ribeirinhos.
Entidade organizadora: Associação de Jovens Ser Agora
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
viewed_cookie_policy | 11 months | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
qtrans_admin_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada por utilizador logado. |
qtrans_front_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada pelo utilizador. |
wp-settings-1 | 12 meses | Usado para guardar configurações para utilizadores logados. |
viewed_cookie_policy | 11 months | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__utma | 12 meses | Usado para distinguir usuários e sessões. O cookie é criado quando a biblioteca JavaScript é executada e não há cookies __utma. É atualizado sempre que os dados são enviados ao Google Analytics. |
_ga | 12 meses | Usado para distinguir utilizadores pelo Google Analytics. |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |