A Bandeira Azul 2024 iniciou as suas atividades de educação ambiental
Atualizado em 31/05/2024
publicado em 31 de maio de 2024
O mar precisa de líderes é o tema de mais uma edição do programa de atividades de educação ambiental Bandeira Azul, com o objetivo de motivar a população para a proteção dos recursos naturais, incentivando à sua participação ativa a nível local e contribuindo para a resolução de problemas a nível global. Consciencializar os cidadãos para a necessidade de proteção do ambiente, particularmente das nossas paisagens fluviais e lacustres é também o objetivo deste programa.
Neste âmbito, no dia 24 de maio, a cerca de duas semanas do início da época balnear, o Município de Portel iniciou a sua programação com uma sessão com o autor do livro “À Conversa com uma Tartaruga Verde” José Pardal, para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade (22 maio), na qual deu a conhecer a sua obra a alunos do 5º e 8º anos do Agrupamento de Escolas de Portel de uma forma lúdica e pedagógica abordando problemas ambientais provocados pelo Homem e consciencializando para a problemática da poluição marinha e para a importância da preservação e conservação das espécies.
A sessão contou ainda com a participação do senhor Domingos Silva um cidadão portelense que tem especial interesse pela preservação da natureza e pela fotografia. Foi uma sessão muito animada e participada que preencheu a manhã destes alunos na nossa Biblioteca Municipal de Portel.
Promover o turismo acessível para TODOS nas nossas praias
A promoção da acessibilidade constitui um fator essencial na qualidade de vida das pessoas, de forma a garantir o pleno exercício dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, contribuindo para o reforço da sua inclusão. Definir boas práticas de acessibilidade universal e inclusão na oferta turística, necessita, antes de mais de conhecimento e de sensibilização para o tema.
Foi com base neste pressuposto que realizámos a ação de capacitação “ A Nossa Praia é Tua!” que decorreu no dia 27 de maio na Biblioteca Municipal de Portel, uma sessão sobre comunicação e atendimento inclusivo que contou com a participação de nadadores salvadores das nossas praias e piscinas municipais e um grupo de bombeiros de Portel.
Promover o conhecimento sobre boas práticas de acessibilidade e contribuir para melhorar o desempenho destes profissionais no atendimento de pessoas com deficiência, foi o objetivo desta sessão, pois para além de um imperativo de cidadania, a promoção da acessibilidade é fator de desenvolvimento sustentável. Contribuindo desta forma para o desenvolvimento do turismo acessível para todos.