Aviso – Circulação Condicionada – Proteção Civil de Portel
Atualizado em 04/02/2026Devido à elevada quantidade de precipitação registada e que se prevê manter durante a próximos dias, alerta-se a população, que se verifica nas diversas estradas do concelho, acumulação de água em alguns pontos das respetivas faixas de rodagem, 𝗽𝗼𝗱𝗲𝗻𝗱𝗼 𝗽𝗼𝗿 𝗲𝗺 𝗰𝗮𝘂𝘀𝗮 𝗮 𝗻𝗼𝗿𝗺𝗮𝗹 𝗰𝗶𝗿𝗰𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼.
𝗗𝗲𝘀𝗮𝗰𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗮-𝘀𝗲 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗮 𝗰𝗶𝗿𝗰𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗻𝗮̃𝗼 𝗲𝘀𝘀𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹, com especial incidência nas áreas identificadas como de maior risco, vias interditas ou temporariamente condicionadas, em particular aquelas afetadas pela presença ou acumulação de água.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Tendo em conta as previsões atuais do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o estado do tempo no concelho de Portel nos próximos dias, apresentará um cenário de períodos de chuva persistente e vento moderado a forte.
Alerta-se todos os cidadãos para adotarem medidas preventivas e defensivas em especial nas situações de habitações, posse de bens pessoais ou animais nas proximidades de linhas de água.
Lembramos que com a persistência dos alertas emitidos pelo IPMA de agravamento da precipitação, para as próximas horas, poderá, com a chuva e vento que novamente se prevê, provocar quedas de árvores e de estruturas, acumulação de água nas vias circulação, deslizamentos de terras e aumento dos caudais de ribeiras, pelo que, todos deverão observar a máxima atenção e cuidado.
Desta forma, o Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a adoção de algumas medidas de prevenção e mitigação:
– Limpeza de tubagens e outros canais de escoamento de águas, bem como a desobstrução do sistema de águas pluviais dos quintais, varandas, algerozes e caleiras dos telhados de habitações;
– Retirada de objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possibilidade de formação de lençóis de água nas vias de circulação;
– Não atravessar zonas inundáveis, de modo a evitar o arrastamento de pessoas ou viaturas;
– Evitar zonas possíveis de deslizamento de terras, que possam ocorrer em locais de declive acentuado, junto a estradas e edifícios.
Recomenda-se ainda a consulta da informação disponível nos sítios da internet da Câmara Municipal, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e Instituto Português do Mar e da Atmosfera.